fbpx

Você já percebeu o número crescente de metodologias que são criadas e propostas por profissionais e academias ? É muito comum um grande número de métodos serem desenvolvidos com base no empirismo, lembrando que empirismo é uma teoria do conhecimento que afirma que o conhecimento vem apenas, ou principalmente, a partir da experiência prática. O que sabemos que não é verdade quando falamos de exercício físico, é muito importante saber fazer, mas também o como e o por que fazer e quando fazer.

Os termos método e metodologia, conceitualmente, possuem determinadas diferenças. A palavra método está ligada a caminho, modos de proceder a fim de atingir determinado objetivo. Já o termo metodologia representa uma ciência cujo objetivo está ligado ao estudo do método. Em outras palavras representa um campo de estudo que visa buscar os melhores métodos a fim de que se produza o conhecimento.

Entretanto na educação física existe uma grande confusão e muitas pessoas confundem o significado e acham que método é igual a metodologia, pois, não é.

Para Richardson (1985) método, se tratando de pesquisa científica, como uma “escolha de procedimentos sistemáticos para a descrição e explicação de fenômenos”. (p. 29). E para Barros (1986), destaca que a aplicação do termo metodologia está ligada a “estudar e avaliar os vários métodos disponíveis, identificando suas limitações ou não ao nível das implicações de suas utilizações.” (p.1)

Você profissional de educação física deve ficar atento as diferenças sobre método e metodologia e saber que o que realmente interessa para uma aplicação segura e eficiente nas sessões de treinamento são metodologias de treinamento.

E por fim para ser uma metodologia não basta apenas ter uma publicação para afirmar que existe sustentação científica e sim uma série de experimentos para sustentar a proposta.

Então se liga nos fatos e na sustentação científica proposta

Abs
Alexandre Machado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *